quinta-feira, 14 de julho de 2016

Mas agora eles estão rindo na nossa cara

Pra conseguirmos conviver no mundo moderno, fomos obrigados a nos adaptarmos dentro de uma sociedade com várias regras, nem sempre justas para todos, entretanto é o melhor que tem. Não podemos sair por ai fazendo o que der na cabeça, somos obrigados a cumprir muitas leis e não podemos jamais dizer que as desconhecemos, entretanto noventa e nove por cento delas, são regras de convivência básicas e a maioria delas fazem parte de um compendio maior, já estavam na Bíblia e outros livros que alguns entendem serem regras de Deus.

Desde muito cedo nossos pais (quase todos) nos ensinam estas regras, que devemos ser bons, praticar o bem, não roubar, não matar e por ai vai, pois caso contrário Deus vai castigar ou pior ainda vamos para o inferno, e o Capeta vai nos queimar para a vida eterna e ainda nos cutucar com o tridente. Vamos crescendo e começamos a entender que o castigo vem daqui mesmo, dentro da sociedade existe uma constituição de poderes, de polícia, de justiça e somos julgados e penalizados por aquilo que venhamos a fazer de errado. Estas mesmas instituições têm por objetivo não só punir o indivíduo pelo mal realizado, mas tem a ideia de retira-lo do convívio social por intermédio da prisão e ressocializa-lo para que ele entenda que para conviver em sociedade ele não pode cometer certas faltas. Muito bonito no papel.

O que vemos na realidade que nada disso é possível, a cada dia mais e mais pessoas praticam vários tipos de delinquências, alguns são detidos, (poucos), e mesmo assim, nossas prisões estão todas lotadas e esgotadas e aquela questão de ressociar simplesmente não existe. Enquanto alguns presos têm lá suas regalias, a maioria é obrigada a associar a novos criminosos e dever favores a serem pagos assim que conseguirem a liberdade, ou seja, jamais poderão sair do mundo marginal, para outros virou opção e a vida segue.

Segundo informação do STF 70% dos presos no Brasil são reincidentes, ou seja, a cada 10 presos, apenas 3 quando de sua liberdade não voltarão novamente praticar delitos. Estes números podem até serem contestados, pois vai depender da metodologia, do grupo, se são apenas das penitenciarias ou também dos distritos policiais e prisões provisórias.

Mas, o número é o de menos, e nem vamos discutir os motivos que levam as pessoas a delinquirem, questão social, crise econômica, caráter, formação educacional, cultura da delinquência (este negócio de cultura está em moda), entretanto, infelizmente o Estado brasileiro como um todo ainda está muito longe de coibir tudo isso, e a cada dia que passa os cidadãos de bem passam a sentirem prisioneiros de todo este círculo vicioso. Antes que Deus nos puna, que Deus nos ajude. Parece que ele está de férias.




twenty one pilots: Stressed Out 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...