quarta-feira, 6 de julho de 2016

É miserável e mágico

Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno, dois lados da mesma moeda, mas com opiniões totalmente divergentes, está para entrar em votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania uma proposta de emenda Constitucional que pretende reduzir de 44 para 40 horas semanais.

Esta proposta já faz um tempo que está tramitando pela Câmara, desde 1995 e trata-se de uma bandeira dos sindicatos e lógico sofre a resistência dos empregadores, de um lado o verdadeiro céu magico, onde os empregados iriam ter mais 4 horas livres por semana para fazer o quisesse, até mesmo trabalhar. Do outro lado os patrões alegam que isto vai acarretar aumento dos custos, e o Brasil não está em um momento que suporta ainda mais aumentos de custos, principalmente na produção. Ou seja, o imbróglio está formado.

Até 1987 o horário de trabalho era de 48 horas semanais, mas, a maioria das empresas já adotava a semana “inglesa” com 4 horas de trabalho no sábado, então não houve muitos sobressaltos, entretanto agora o impacto seria de quase 10% o que poderia de uma forma global junto a economia de forma absoluta causar um aumento de custo considerável de pelo menos 4%.

Quem a favor da diminuição da carga horária só ve vantagens, acredita numa melhora dos índices de saúde e segurança do trabalho, diminuição dos atestados médicos, aumento da produtividade, dando ao trabalhador mais opções de lazer, então em pauta o ócio criativo.

Em outros países com menor carga horária podemos destacar: Canada com 31 horas semanais, França com 38 horas semanais, Alemanha  e Argentina com 39 horas semanais, Estados Unidos com 40 horas semanais e o Chile com 43 horas semanais.

Há minha humilde opinião, acho que deveriam pegar o ganho da diminuição da carga horária e junto outras medidas para flexibilizar a nossa CLT que engessa e ajuda a promover o nosso custo “Brasil”, acredito que havendo um entendimento sobre o assunto todos iriam sair ganhando, empregados e empregadores e quem não é uma coisa nem outra. Com a palavra os sindicatos.







Taylor Swift - 22


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...