sábado, 6 de fevereiro de 2016

Um brasileiro que viveu na quase hiperinflação



 Não vou dizer que sou apolítico, assim como não posso dizer que sou ateu. Entretanto sou obrigado a conviver diariamente entre o céu e o inferno, literalmente ou não. Também não tenho nenhuma simpatia pelo Partido Político denominado de PT (Partido dos Trabalhadores) como se isso fosse uma verdade inequívoca, assim como não sou simpatizante de nenhuma outra sigla, pois no fundo não passam disso. Apenas acredito que a alternância no poder é mais benéfica ao País do que simplesmente uma continuidade indefinida, inclusive de rumos.

Não vou negar que tanto o governo anterior do PSDB teve suas contribuições positivas assim como o PT no governo Lula teve seus lampejos de audácia e teve seus acertos criando benefícios, mas, sempre tem um mas, o poder pagou o seu preço e na ânsia da manutenção do maior pedaço do bolo resolveu fermentar ainda mais não se contendo com a fatia que lhe era de “direito”.

O atual poder tem a consciência que é preciso fazer alguma coisa de muita urgência, mas tem ainda mais consciência que o que precisa fazer é traumático e impopular e pode causar a perca da reeleição e assim irá empurrar até novembro com medidas paliativas e até lá é rezar para que ainda de para fazer alguma coisa.

A nossa inflação anualizada pelo índice oficial está em mais de 6,5% e todos sabemos que só está neste nível por causa do controle de preços na energia, principalmente os combustíveis. O nosso PIB, os mais otimistas já falam em menos de 1%. A expansão via consumo terminou não há mais para onde ir. Nossas reservas em dólar estão baixando a níveis impensáveis alguns anos atrás. E ontem o Banco Central resolveu expandir o meio circulante com a liberação de parte dos empréstimos compulsórios dos bancos acreditando num maior consumo. Um espirro que se dê na Europa ou Estados Unidos e caminharemos para os anos 80. Como brasileiro que passei por isso só tenho uma coisa a dizer, não desejo isso para ninguém.


Escrevi este post em 24 de julho de 2014, logo depois da Copa do Mundo de futebol, pouco antes das eleições presidenciais, estávamos vivendo um absurdo de inflação de 6,5% e hoje em quase 12%. Que merda, e até eu que sou bobo sabia que ia chegar nisso, e agora só ficamos a lamentar. Por que temos de passar por tudo isso?  Porque somos inúteis.



Iggy Azalea - Fancy (Explicit) ft. Charli XCX


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...