quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Exatamente como você é

Não existe receita pronta, muito menos manual de instrução quando se trata de relacionamento. Claro, psicólogos, terapeutas, analistas e até sociólogos estudam muito em tentar entender e alterar as formas de relacionamento com o intuito de ajudar que um relacionamento de certo ou chegar à conclusão que o mesmo não tem mais jeito. Entretanto isto não quer dizer que eles têm um manual de instrução escondido que não mostram para ninguém e só utilizam quando provocados dentro uma terapia. Longe disso, como não existe no mundo duas pessoas iguais, nem em aparência nem em comportamentos, difícil elaborar uma cartilha padrão. Vamos imaginar que duas pessoas diferentes se encontrem e queiram de cara encontrar a felicidade e que tudo dê certo. Isto acontece. Em contos de fadas e algumas propagandas na televisão. Na vida real, tem umas varáveis, que começa com dois indivíduos, famílias, dinheiro e tempo. A partir daí tudo constrói ou destrói.

Quase em todo relacionamento que normalmente começa com a paixão, as pessoas por um determinado momento têm seus olhos fechados, algum tipo de química afeta o cérebro para ela perceba as qualidades do outro e negue os defeitos, ou seja, fica claro, que se alguém se apaixona por outra pessoa e existe uma reciprocidade nada pode dá errado, acredita que a outra a completou e vice-versa, a perfeição se fundiu.

O tempo passa, a paixão continua, mas, então alguns detalhes começam a incomodar, no início não eram assim tão evidentes, talvez até fossem, ou não, o outro lado procurava disfarçar, mas, chega a hora que uma parte acredita que para o bem de ambos é necessário apontar as diferenças que incomodam. E neste momento começa o verdadeiro teste de duas pessoas diferentes que por um tempo acreditavam ser iguais (e sem esta balela que os opostos se atraem).

As pessoas mudam ou não, mas se tornam diferentes, algumas foram sorrateiras, esconderam de propósito defeitos que já conheciam, mas naquele momento tinham de esconder do outro, alguns nem tanto, deixam aflorar o seu “eu”, que por um tempo ficou retraído, mas resolveu ocupar o seu lugar em cena, em outros casos no curso do relacionamento o outro o fez mudar. Mas, tem casos que as pessoas acreditam que o outro nunca poderá mudar, e se mudarem é porque não houve amor e outras conversas do gênero.

Então, por egoísmo ou altruísmo, que gostaríamos de mudar no outro? Acredito numa coisa, as pessoas podem ser exatamente como são, se nada alterar nossa moral e nossa ética e se são apenas valores diferentes que os nossos devemos usar para crescer, para aprender, mas, se acreditarmos que as diferenças são gritantes e insuperáveis, simples, com tantas pessoas no mundo e todas diferentes, o negócio é arrumar alguém digamos cinquenta e um por cento compatível, os outros quarenta e nove por cento vamos convivendo.


Bruno Mars - Just The Way You Are




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...