sábado, 27 de fevereiro de 2016

Nós controlamos as coisas, as coisas não nos controlam

Nós queremos estar no controle, nós precisamos estar no controle, mesmo que não seja de verdade, mesmo que precisamos fazer o que o patrão pede (manda), mesmo que estamos sujeitos a obedecer uma quantidade de leis no dia a dia, faça isso, não faça aquilo, mesmo sabendo que a Bíblia já disse que nada acontece sem que Deus queira, ou seja, não adianta nada a gente querer, mesmo com tudo isso, queremos ter a sensação de estarmos no controle.

Quando pensamos em controle, vem a imagem que estamos fazendo a coisa certa, dentro de certos padrões, de forma controlada. Tipo, enquanto a Miley Cyrus era a Hanna Montana estava tudo certo, tudo estava sob controle, quando ela deixou de ser Hanna Montana perdeu o controle. Então, mas, talvez não, a partir daí ela assumiu o controle de sua vida, mesmo fazendo e cometendo estripulias que a certinha da Hanna Montana não poderia fazer.

Então, a linha que divide o controle e a falta dele é muito tênue e as vezes até imperceptível, e necessariamente o que alguns controlam e querem controlar não será o mesmo que o próximo queira e precise, muitos até apreciam serem controlados. Simples assim. Até o controle é muito, muito relativo.

O controle em excesso acaba fazendo mal, ou vejamos, o indivíduo que vislumbra uma vida melhor. Ele precisa viver sempre dentro de certos princípios, comer comida saudável, fazer exercícios para o corpo, tem em mente sempre o pensamento positivo, cuida bem da família, cuida da sua companheira (o), ser amigo presente, constante, sorrir sempre, no trabalho ser dedicado, fazer tudo certinho, ter um ótimo relacionamento com todos, não relaxar nunca, pois temos de estar no controle. Ufa. Um saco.

E além de tudo isso, as vezes você se depara com situações incontroláveis, pelo simples fato que não depende de você, mas vai afeta-lo, apesar de todo o controle que você acredita em ter. Então você se sente impotente, imaturo, um nada, acaba se deprimindo, e fica na dúvida se procura ou não ajuda profissional especializada para tratar de sua depressão, pois imagina que não estará mais no controle.

Bem, se fossemos seguir o ensinamento bíblico, onde Deus controla tudo, antecipa a tudo, desde que criou o mundo já sabe tudo o que vai acontecer e que somos meras marionetes neste jogo não precisamos fazer nada, afinal tudo já está “dominado”. Ou podemos assumir o controle do que precisa, e avaliarmos o que devemos gastar de energia para conseguir isto, ou seja ter o equilíbrio entre o que precisa ser controlado, entre o acaso, e aquilo que não depende de nós, e aceitarmos que nem tudo nesta vida depende do nosso controle, que independentemente do que imaginamos o sol irá brilhar outra vez mesmo que não estejamos aqui, e tudo continuará existindo mesmo depois que formos.

Nesta vida, mais somos escolhidos do que escolhemos.



Miley Cyrus - We Can't Stop


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...