domingo, 3 de abril de 2016

O egoísmo de possuir sua vida

O homem (ser humano) é egoísta por natureza, isto faz ser um propulsor. Mesmo aquele que clama pelos quatro cantos que não é egoísta, pois esta atitude não se trata de um vício adquirido, e sim uma característica natural humana e inclusive dos animais.

Gostamos de demonizar o egoísmo como sendo algo ruim, mas como tudo na vida, a questão é a dose, que pode ser fatal ou simplesmente ser um complemento natural da vida.

Acredito que precisamos saber domar o nosso egocentrismo, sair da fase pueril onde podíamos por algum momento ser o centro do universo, centro da família, ser o queridinho da mamãe. Passando esta fase, continuamos egoístas mas temos de ter o discernimento de poder entender e aceitar que nem todos irão entender que somos o centro do universo, pois os outros acreditam que também o são, então o mais correto é resguardar e conseguir conviver. Aqueles que deixam aflorar este sentimento, com certeza serão rejeitados por aqueles que conseguem controlar o egoísmo dentro de si.

O altruísmo sim, este é uma invenção humana, não se trata de genética, algo criado para tirar de cada um pouco da culpa inerente de cada um pelo egoísmo latente.

Estou falando besteira, pode até ser, mas a primeira lei do ser humano, é a preservação da sua vida, sempre, este é o maior egoísmo de todos.


O egoísmo move o mundo, precisamos ter, precisamos controlar, o egoísmo é ilimitado. E chega ao máximo de querermos possuir a vida dos outros como se nossa fosse.


Romeo Santos - Eres Mía



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...