sexta-feira, 29 de abril de 2016

Onde teus pais se inspiraram?

Esta semana o IBGE divulgou mais uma curiosidade do Censo de 2010, algo assim sem um valor significativo para a melhoria do País, mas, que despertou bastante curiosidade, e cada um começou a brincar de um jeito na busca de saber a quantidade de nomes que dividem entre os brasileiros num total de aproximadamente 130 mil nomes diferentes.

Claro, cada um (eu inclusive) já fui buscar as estatísticas no meu nome. A ferramenta além de lhe dar quantidade de nomes iguais ao seu, no meu caso 20799 pessoas com o mesmo nome, ainda lhe fornece o número absoluto por estados da federação e a taxa relativa em relação a população. Porém algo bem relevante são os nascimentos por décadas, ou seja, na década que nasci onde aconteceu o pico, ou seja, era “modinha”. Assim como tantos outros nomes, que os nossos pais foram influenciados por uma moda da época, ou um artista, uma celebridade, ou sei lá um “hit” do momento.

Então quanto mais pesquisamos vamos entendendo o festival de besteiras que os nossos pais conseguiram fazer com os filhos, que com certeza muitos deles ainda brigam por uma mudança de nome. Temos 40632 Dilmas, mas uma coisa é certa, a presidenta não deve ter sido inspiração para ninguém não. E pra não dizer que não falei das flores, temos 231 Lulas.

Claro, a preferência nacional continua ainda nos mais convencionais, Maria são mais de 11 milhões, seguida por José, Ana, João, Antônio, Francisco, Carlos, Paulo, Pedro, Lucas Luiz, Marcos e a fila segue, é a Bíblia inspirando.

E temos no Brasil 188 Hitlers, 165 Maradonas, 113 Djavans, 245 Cazuzas, 30 Sennas, 112 Pelés, 64 Gandhis, 43 Gandis, 480 Darwins, 187 Lavoisiers, 21 Capitus, 113 Beethovens, 30 Schumachers. Isto entre tantos outros. Muita ou total falta de inspiração, cada um decide.


"Meus Lindos Olhos" Mafalda Arnaulth




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...