quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Eu sou um homem que não sabe como vender uma contradição

Estamos no século XXI (eu acho), o nosso País vive uma democracia quase plena, mesmo quando vivemos uma ditadura militar não houve um rompimento dos direitos trabalhistas, ninguém foi atirado para a escravatura, entretanto em nossos dias é um verdadeiro tabu quando se fala em flexibilização das leis trabalhistas. Sempre os sindicatos vão gritar contra, partidos nanicos vão estear as bandeiras do populismo e tudo vai parecer que se quer acabar com todos os direitos trabalhistas, retroceder para os anos 20.

Temos que entender que o mundo mudou, novas tecnologias se agregaram no dia a dia, não fazemos as mesmas coisas da mesma maneira que se fazia anos atrás. Hoje temos um comércio dinâmico que trabalha aos sábados e domingos, um setor de serviço que tem de atuar em horários diferenciados, e a legislação trabalhista ainda contempla as empresas que trabalham de segunda a sábado.

Ainda se cobra uma alta taxa de impostos sobre os salários, o governo insiste que a mão de obra tem de bancar outros setores, brigam sobre a terceirização como se fosse um monstro, os sindicatos não querem que as empresas façam convenções individuais onde estes itens estariam acima da legislação em vigor.

O resultado está nos números, mais de 11 milhões de desempregados, e a informalidade que no início do ano tínhamos 9,7 milhões de trabalhadores atualmente soma 10,08 milhões. Isto poderia não está acontecendo com todos estes números se nossa legislação trabalhista já estivesse mais flexível. As empresas não querem e não vão contratar funcionários e arcar com todos níveis de encargos que ai está.

Mesmo que a economia de sinais de melhora, que ainda vai demorar, toda esta massa de trabalhadores desempregados e aqueles chamados informais não vão voltar empregados para o mercado de trabalho.


Continuo insistindo, somos o País da hipocrisia, negamos a enxergar o óbvio e queremos continuar vendendo contradições.  


Culture Club - Karma Chameleon





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...