quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Eu sei que você pode realizar meu desejo

Na vida existem alguns paradoxos que nos deixam um tanto quanto que confusos e por vezes intrigados, que achamos até ser mentira, ou não. Primeiramente vamos identificar o que vem a ser um paradoxo, são declarações que em princípio parecem ser verdadeiras, mas que acaba levando a uma contradição lógica, ou seja, é o oposto do que alguém pensa ser a verdade.

Existem vários paradoxos, o Paradoxo Temporal, a história do neto matar o avo viajando para o passado, O Paradoxo dos Gêmeos, O Paradoxo do Zenão, O Paradoxo do Epicuro e tanto outros, mas vamos se ater no Paradoxo de Pinóquio, já que é uma questão de achar que é verdade.

O Paradoxo de Pinóquio provavelmente tenha sido formulado antes do nascimento do próprio Pinóquio e este fato não se trata de um paradoxo porque provavelmente tinha lá outro nome, ou não. Ou seja o filósofo Epimenides nascido em Creta há mais de 2 mil anos disse textualmente: “Todos em Creta são mentirosos”. Partindo do pressuposto do que ele diz é verdade, e se ele está em Creta logo ele também é mentiroso, logo está mentindo, então sua frase não é verdade.

Então, “Minto, logo existo”. Quando digo “Eu minto” e se a declaração é verdadeira, quem disse mente, logo tem ai um paradoxo. Então quando o sujeito quer dizer a verdade, mas quanto afirma que mente, contraria sua frase. Resumindo. Todos mentem, ou não, depende de quem fala ou do paradoxo que se cria.






Bruno Mars - Treasure


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...