quinta-feira, 25 de agosto de 2016

É o olho de tigre

Não tem como ser diferente, por mais que desejamos, por mais que achamos estranho, a formação cultural dos povos coloca em paralelo os diferentes, que na verdade é muito igual, estranhos para os olhos de uns e completamente normal para os outros. E ainda no dia a dia queremos discriminar quem não é igual a nós e que não tenha os mesmos pensamentos.

Claro, nisso tudo tem o que chamamos de respeito, não precisamos entender, nem mesmo aceitar ou querer para nós algo que em princípio não apreciamos, mas nem por isso vamos tripudiar e discriminar. As Olimpíadas de alguma forma mostraram isso, junta pessoas de todas as partes do mundo, com costumes diferentes em uma terra diferente com uma cultura que para alguns pode até chocar e para outros ser uma chacota. Entretanto uma coisa certa, para nós cidadãos do mundo, mesmo aqueles que ainda não tiveram oportunidades de visitar outros países e outras culturas ao vivo e a cores, apenas pela internet, serve aquele ditado “Em Roma faça como os romanos” (pelo menos não demonstre desprezo por outra cultura quando for um visitante).

Lia dia destes alguns costumes diferentes de uma cultura dos meus antepassados, mas que hoje já se perdeu e eu muito pouco saberia.

Um bate papo entre italianos, com a voz alta e a quantidade gestos que eles fazem com as mãos fica parecendo uma briga, e na verdade trata-se apenas de uma conversa amistosa.

Para acompanhar uma refeição as bebidas utilizadas são água e vinho, crianças bebem água e adultos bebem vinho, refrigerante nem pensar, na maioria dos restaurantes o refrigerante nem opção é.

Salada, aqui é o prato de entrada. Lá é o último. Uma questão de ordem, primeiro o antipasto, depois a refeição propriamente dita e por último a salada nossa de cada dia.

Os banheiros públicos são únicos para mulheres, homens, crianças e deficientes, e claro qualquer outro gênero. Não existe discriminação.

Durante o almoço que vai das 12:30 as 16:00 os estabelecimentos comerciais simplesmente fecham. Isto que é pausa para a refeição.

Posto de gasolina não tem frentista, você escolhe o combustível, abastece e paga e ninguém dá o cano. Por que aqui temos frentistas?


Então, algumas pequenas diferenças em uma cultura que deveria ser próxima a mim, que eu desconheço quase por completo. Fico imaginando o dia então que viermos a conhecer os costumes dos alienígenas, mesmo que seja de Marte.


Survivor - Eye Of The Tiger





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...