domingo, 16 de outubro de 2016

Vamos acabar com isso, tem de se viver a vida que vivemos

Todo mundo quer ter dinheiro, todo mundo diz que dinheiro não compra felicidade, pode até ser, mas é melhor ser infeliz com dinheiro do que infeliz pobre. Entretanto, existe um grande paradoxo nisto tudo, as pessoas querem dinheiro, mas os especialistas insistem que você tem de economizar, ou seja, não gastar, pois só assim você terá dinheiro, mas, se não pode gastar para que ter dinheiro?

Claro, estou sendo extremista ou extremado, entretanto a questão é que como tudo na vida temos de buscar o equilíbrio, e para dinheiro, sabemos quase todos nós não temos toda esta disciplina judaica para acumular riquezas, queremos sim, ter o que dinheiro possa comprar, inclusive antes mesmo de tê-lo, então é aí que mora o perigo.

Então, o que devemos fazer é ter parcimônia com os gastos, procurar racionalizar, tentar planejar onde gastar, fazer com que o dinheiro consiga “esticar” e, se não sobrar pelo menos não falte. Segundo o Serasa Experian, atualmente 59 milhões de brasileiros tem dívidas em atraso, ou seja, não se trata de compras a prazo em dia, trata-se de dividas feitas e não pagas nas datas combinadas.

Dentro das observações e dicas feitas por “profissionais” da área, temos de fazer o seguinte.

1.   Anotar tudo, significa anotar os créditos e os débitos principalmente, tudo o que gasta e onde gasta, planejar as despesas principalmente e identificar onde pode economizar. Isto é muito interessante, aos poucos a pessoa vai entender o motivo de não sobrar dinheiro, nem sempre são as despesas fixas, mas os gastos supérfluos. Ou seja, aqueles que não havia necessidade quando não se tem o dinheiro.

2.   A outra dica é abandonar o cartão de crédito, segundo as pesquisas a pessoa em posse de um cartão de crédito tem a tendência de gastar pelo menos 30% a mais do que gastaria se tivesse apenas com o dinheiro em espécie. Entretanto o uso racional do cartão (para quem é racional) acaba sendo um benefício, sei lá, eu acho.

3.   A outra dica, que não devemos pagar para alguém fazer, devemos fazer, ou seja, na medida do possível efetuar os pequenos consertos, a limpeza, as mulheres fazer a manicure (ou homens).

4.   Fazer a lista de compras é outra dica para antes de ir ao supermercado e se ater a ela, evitar ficar percorrendo as gondolas a procura de novidades, de coisas que você nem sabia que precisava.

5.   O controle dos três dias, o que é? Bem, você está andando e vê um produto e tem vontade comprar. Aguarde pelo menos três dias, este é o prazo para você pensar e avaliar se é necessária mesma aquela compra, ou era apenas mais um impulso consumista e este período é o bastante para o controle destes impulsos.

6.   Cozinhar, (para quem sabe, ou tem de aprender), está mais que provado que comer fora de casa sempre é um rombo no orçamento.

7.   E para finalizar, cancele os e-mails de lojas, aqueles que chegam em sua caixa postal com as ofertas imperdíveis, 50% de desconto e outros marketing infalíveis feitos para você morder a isca.


Bem, não sei se alguém vai ficar rico com estas dicas, mas, com certeza vai gastar menos e talvez se sinta melhor no final do mês, ou mais frustrado.


Flo Rida - Good Feeling




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...